A Catarata é uma das principais causas de cegueira reversível em todo o mundo. Trata-se de um problema na qual uma das lentes que compõem o nosso olho, o Cristalino, perde a sua transparência natural e torna-se opacificado. Embora a Catarata possa se desenvolver em decorrência de algumas causas específicas, a Catarata Senil (aquela relacionada à idade) é, de longe, o principal tipo - ou seja, todos nós, após uma certa idade (geralmente acima de 60 anos), seremos acometidos por esta doença.
O principal sintoma relatado pelos pacientes é a perda lenta e progressiva da qualidade da visão, ao longo de meses ou anos, na medida em que a imagem torna-se mais embaçada, com as cores menos vivas, menor nitidez e contraste; outro sintoma frequente observado é o ofuscamento da visão em situações de muita luminosidade, como em ambientes claros ou, por exemplo, ao dirigir a noite (faróis dos carros).
O tratamento da Catarata, quando indicado, é sempre cirúrgico - não existem opções disponíveis como colírios ou suplementos que retardem a sua progressão. O procedimento consiste em remover a Catarata através de microincisões e implantar uma lente intraocular artificial, de forma definitiva.