Conheça mais a respeito dessa subespecialidade da Oftalmologia
Publicado: 02 de Janeiro de 2022
Considere o globo ocular com uma "bola" e que existe uma metade da parte da frente e outra metade da parte de trás, ou do fundo desta bola. Agora pense que essa bola é revestida internamente por alguns tecidos e que o tecido que se situa na metade do fundo dessa bola, ou na sua parte de trás, seria equivalente à Retina.
Mas o que é a Retina faz ?
O olho nada mais é que uma câmera fotográfica: ele capta a luz que nele penetra através da pupila, passando por diversas lentes até chegar na Retina - que é uma espécie de tecido neurossensorial onde essa luz é transformada em impulsos nervosos que caminham até o nosso Cérebro por meio do Nervo Óptico. Lá, como sabemos, essa "informação" é decodificada e, por fim, enxergamos. Portanto, percebe-se o quão vital é a Retina para a nossa visão, de maneira que uma coisa não existe sem a outra.
E o Retinólogo ?
O Retinólogo ou Especialista em Retina e Vítreo é uma profissional que atua nesta subespecialidade dentro da Oftalmologia, sendo habilitado para acompanhar, diagnosticar e tratar as diversas doenças do fundo do olho que acometem principalmente a Retina. Para isso, além dos 3 anos de Residência Médica, o Médico Oftalmologista finaliza um programa de especialização que pode durar até 4 anos em alguns casos, a depender da abrangência clínica ou cirúrgica do mesmo. Por fim, o profissional pode filiar-se a sociedades científicas, que no nosso caso é a Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo.