O Diabetes Melitus é uma doença que leva a um aumento da glicemia no sangue e, como consequência, a lesões nos vasos sanguíneos em várias partes do corpo, incluindo os pequenos vasos da retina, resultando em uma condição chamada de Retinopatia Diabética.
Publicado: 21 de Outubro de 2024
A Retinopatia Diabética ocorre quando os vasos sanguíneos na retina são danificados devido ao excesso de glicose no sangue, levando ao extravazamento de fluidos na região central da retina (Edema Macular) ou até mesmo o fechamento desses vasos. Com o tempo, o nosso corpo tenta formar novos vasos sanguíneos na tentativa de compensar a baixa oxigenação, porém esses novos vasos são frágeis e podem também vazar, piorando o problema. Nos estágios mais avançados, o rompimento desses vasos sanguíneos anômalos pode levar a hemorragias e descolamentos tracionais da retina, que podem requerer tratamento cirúrgico e acarretar em grave perda visual.
A prevenção da Retinopatia Diabética se faz através do controle clínico do Diabetes, mantendo a glicose em níveis normais no sangue, além de outras medidas como controle da pressão arterial e do colesterol. Consultas oftalmológicas para realização do Exame de Fundo de Olho são fundamentais para rastrear e diagnosticar a Retinopatia Diabética em estágios iniciais. Em alguns casos, o tratamento poderá ser recomendado e habitualmente é realizado através de sessões de Fotocoagulação a Laser, Injeções Intravítreas de antiangiogênicos ou mesmo cirurgias (Vitrectomia).