O tratamento quimioterápico com antiangiogênicos para Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI) na sua forma exsudativa é um dos principais avanços no combate a essa doença. A DMRI exsudativa, também chamada de forma neovascular, ocorre quando vasos sanguíneos anormais crescem sob a retina levando a vazamento de líquido ou sangue, que acarretam na perda da visão central.
O tratamento com antiangiogênicos visa bloquear o crescimento desses vasos sanguíneos anormais e reduzir o vazamento. O procedimento mais comum envolve a injeção intravítrea de medicamentos antiangiogênicos. Os principais medicamentos antiangiogênicos usados para tratar a DMRI exsudativa incluem o Aflibercept (Eylia), o Faricimab (Vabysmo), o Ranibizumabe (Lucentis) e o Bevacizumabe (Avastin). De que forma é feito o tratamento ?
Injeção Intravítrea
O tratamento é administrado por meio de injeções intravítreas, que consistem em injetar o medicamento diretamente no humor vítreo (o gel que preenche o interior do olho). O procedimento é realizado em ambiente cirúrgico, sob anestesia tópica a base de colírios e costuma durar poucos minutos.
Após a Injeção